terça-feira, 26 de maio de 2015

Sotajumala – “Raunioissa” – 2015 – Independente (Importado)

Os finlandeses do Sotajumala não desfrutam do melhor prestígio em nossas terras, mas até mesmo no exterior merecem um pouco mais de atenção. Afinal, a banda é uma das melhores que investem no Death Metal técnico e moderno da atualidade, fazendo de seu som algo bem característico.

Talvez o fato de cantar em sua língua pátria possa atrapalhar um pouco, mas se isso for um fato está totalmente fora de contexto. Afinal as músicas soam ainda mais agressivas com as letras em finlandês, dando uma entonação mais intimista e impositiva.

Falando do que vem ao caso, o quarto álbum da banda “Raunioissa” (ruína em português) mostra o Sotajumala mais versátil e tirando o pé um pouco do acelerador, fato evidenciado nas faixas Saattajat e Veljen viha. Lógico que a brutalidade é mantida, afinal peso não significa velocidade, mas o fato chama atenção pela banda quase sempre investir em velocidade.

Mas, além da velocidade característica, a técnica apurada de seus músicos se faz presente. Com ótimos riffs, cozinha em chamas e viradas insanas, Sinä et ole yhtään mitään, Uhrina sairaan e Kuolemanmarssi trazem a velha banda de volta. Vale mencionar que os vocais de Mynni Luukkainen continuam ótimos e com o essencial apoio dos ‘backings’ do baixista Tomi Otsala.

A ótima produção, bem característica dos dias atuais (mas sem exageros), que sempre foi o forte da banda continua ótima. Além do disco em si revelando uma banda mais versátil, “Raunioissa” revela que o Sotajumala também sabe criar boas melodias, vide Päivä jolloin aurinko sammui, uma das faixas mais ‘acessíveis’ da banda (guardadas as devidas proporções). Com certeza eles continuam 100%.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário