terça-feira, 22 de julho de 2014

Tuomas Holopainen – “The Life and Times of Scrooge” – 2014 – Dynamo Records (Nacional)

Primeiramente que fique bem claro que o primeiro trabalho solo do projeto de Tuomas Holopainen (principal compositor e tecladista do Nightwish) não é um álbum de Heavy Metal. Trata-se de um trabalho intrincado, típico de trilha sonora de filme, algo que uma hora ou outra surgiria devido o fascínio do músico por tal gênero.

Em segundo, portanto, esqueça o Nightwish e embarque em uma viagem cheia de belos arranjos, orquestrações e sem guitarras. O trabalho é uma trilha conceitual baseado em uma história da Disney que conta o passado do Tio Patinhas quando ele ainda era um minerador em busca do ouro que culminou em sua fortuna atual. Isto é, interessantíssimo!

Trata-se praticamente de um disco instrumental com poucas partes de vocalizações e músicas extremamente e detalhadamente bem elaboradas, com produção e estrutura de tirar o chapéu. Além do mais, temos um encarte recheado e com esboços de quadrinhos ilustrando, o que ficou um verdadeiro charme.

Na musicalidade em si, falando como um leigo, a primeira audição pode ser sacal, pois há alguns momentos burocráticos e ouvir uma trilha sem ver um filme pode ser um desafio. Mas, após algumas ouvidas a coisa muda de ares e depois de pesquisar a história tudo fica mais interessante.

Com arranjos a cargo de Tuomas e a participação de diversos músicos, dentre eles Tony Kakko (vocal, Sonata Arctica) cantando e narrando a história, além de Johanna Kurkella (vocal), Mikko Livanainenm (guitarra/banjo), entre outros que são atrações a parte, gerando um trabalho que chega a emocionar em certos momentos. Portanto, pra ficar bem claro, não se trata de Heavy Metal, mas sim de uma grande obra musical.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário