quinta-feira, 5 de julho de 2012

ENCÉFALO – “SLAVE OF PAIN” – 2012 – Independente (Nacional)


E o Metal nordestino continua ecoando com toda força pelo cenário underground nacional! Há 10 anos na ativa, a banda cearense Encéfalo, após lançar uma demo intitulada “Destruction” (2008), solta seu debut envolto a muita fúria e brutalidade.

Produzido nos estúdios 746 e VTM, ambos em Fortaleza/CE e editado, mixado e masterizado por Moisés Veloso (MV Estúdio), “Slave Of Pain” traz uma banda cheia de gana que alia suas influências, que vão do Thrash europeu ao Death Metal nacional, às suas próprias características, resultando num som extremo e brutal que caminha entre os mais podres dos estilos.

Explicando melhor, a levada de suas composições nos remete ao Thrash de nomes como Kreator e Destruction sendo que a densidade já nos faz lembrar Sepultura (fase “Schizophrenia/Beneath The Remais”), com a pegada típica de bandas dos áureos tempos do Death Metal nacional.

O primeiro destaque é All The Hate In My Soul, a primeira composição após a intro. A faixa possui naipe de música de abertura e após um começo intenso, riffs são despejados a esmo, a cozinha faz com que o cérebro vibre e os urros de Alex Maramaldo (também guitarrista) potencializa a agressão sonora.

O baixo de Augusto Filho entoa Reactions, que logo é seguido pela base/solo das guitarras de Lailton Sousa e Alex, enquanto a batera de Rodrigo Falconieri coloca a levada de seu instrumento com direito a muita variação, outra grande composição. Não há dúvidas que Nightmare, The Last Gate e a (quase) épica faixa título entram para esse hall de destaques, mas há outras grandes composições que devem ser conferidas.

Minha única ressalva fica por conta do encarte que possui uma boa arte gráfica, a cargo de Thyago Olyveira, mas que não conta com informações técnicas e fez este pobre míope que vos escreve sofrer com a fonte escolhida para estampá-lo. Mas, já que o que importa é a música, corra atrás do seu. http://www.myspace.com/bandaencefalo

8,5

Vitor Franceschini

2 comentários: